terça-feira


.
.
Fotografia de © Rosalie Denik

.

inclino-me para os abismos da saudade, enigmas de sal e lodo dum poema inacabado.

.

"Tenho saudades da hipótese de poder ter um dia saudades, e ainda assim absurdas." - Bernardo Soares in O Livro do Desassossego, II vol, p.31, Editorial Presença







terra sulcada por trincheiras. campo exangue. sangue que coalha em charcos. há outra paisagem para a dor?
.
.

“mas a verdadeira dor não está presente no espírito. /Não está no ar, nem na nossa vida, /nem nestes terraços cheios de fumo. / A verdadeira dor que mantém despertas as coisas /é uma pequena queimadura infinita / nos olhos inocentes dos outros sistemas.”- Frederico García Lorca, Obra Poética, p.465, Relógio D’Água, 2007
.
.
.
nota: agradeço ao C.a da Casa Improvável a sugestão do vídeo a partir do qual compus este post

8 comentários:

  1. E a Teresa partindo de um vídeo faz esta obra de arte??!!! Um tratado sobre saudade (presente, passado e futuro) e dor (individual e geral).
    Desculpe, o meu repetido espanto mas...Como é que você consegue?!

    Um abraço de admiração
    LS

    ResponderEliminar
  2. O post define a Artista, a nota define a Pessoa. Confesso que não consigo dizer de qual dos dois gosto mais: se do evidente saber, sensibilidade e talento, aqui revelados pela Artista, se da enorme generosidade, lisura, rectidão que intuo existirem na Pessoa. A Arte assim dá gosto!
    Beijinhos
    C.

    ResponderEliminar
  3. faz perguntas de retórica, Luís: nem eu (ou precisamente por ser eu)tenho resposta para lhe dar. Olhe, é "o que sai" :))))
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá, C.a.
    Sobre a "Pessoa" (que da "Artista" não me sinto com habilitação para comentar):
    a "nota" é a eterna questão da Fonte, que aqui prefiro chamar de Nascente: sem a nascente não há rio; sem o espírito não há Arte; sem o seu vídeo estas formulações não teriam existido. Muito obrigada.
    Espero ser merecedora das suas palavras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Teresa,
    Eu não sou artista, não vivo num mundo de artistas, quase nada sei de arte, mas SEI que isto é ARTE (e perdoe-me a presunção). Ou seja, concordo com o Luís S. e o C.A.
    Que a arte, ao pegar em temos de dor, de dor infligida pelo ser humano ao ser humano, permita lembrar, recordar, que é preciso nunca mais lá voltar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8.9.09

    Teresa,
    Este teu novo espaço está excelente. De textos e imagens. Quando as últimas me faltarem lá para A Escada (espero que os primeiros não), já sei onde vir gamar.

    Beijinhos
    RH+

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela
    Fico feliz se as minhas mensagens propiciam novas "largadas"; defendo que um "post" não deverá ser um ponto de chegada, de confirmação, mas sim o repto para tantos caminhos quantas as sensibilidades que nele se detiverem.
    Obrigada.
    Beijinhos
    TSC

    ResponderEliminar
  8. Ó Rui, ainda bem que gostas; é que eu ainda torço o nariz a este espaço, mas isso é feitio meu, como bem sabes....
    E podes gamar daqui o que quiseres :)Eu já te roubei uma frase do teu texto «Pontos Luminosos» da Escada, que está no final aqui da página principal...

    Beijinhos
    T.

    ResponderEliminar

Etiquetas


fotografia © Anke Merzbach

Seguidores

"partir de uma memória equivale a partir do fim" - Rui Herbon